Não dá para separar a infância de brincadeira. Brincar é imprescindível para o desenvolvimento infantil, seja físico, motor, intelectual ou social. É através das brincadeiras que eles vão se descobrindo como indivíduos, conhecendo ao outro, o mundo ao seu redor e como viver e interagir com ele.
A brincadeira independe do brinquedo, mas o brinquedo é um convite para a brincadeira. Pode torná-la mais divertida e abrir novas portas para a imaginação, apresentar novos aprendizados ou serem utilizados como meios para a aprendizagem dirigida.
É daí que começa a nomenclatura de cada tipo de brinquedo de acordo com sua função e talvez, o que causa mais confusão nos pais, é a diferença entre brinquedos educativos e brinquedos pedagógicos.
Brinquedos Educativos x Brinquedos Pedagógicos
De modo bem resumido, o brinquedo educativo é aquele que a criança tem a possibilidade de aprender sozinha brincando, sem orientação ou ajuda. Já os brinquedos pedagógicos são usados com o acompanhamento de um adulto para orientar o aprendizado, são muito comumente utilizados em salas de aula.
Vamos te explicar cada um deles um pouco melhor!
Brinquedo Educativo
O próprio nome já diz, esses são os brinquedos que “educam” enquanto a criança brinca, sem a necessidade de orientação ou intervenção de um adulto. Elas aprendem na base de tentativa e erro, mas claro, sempre de forma divertida que é o objetivo final de qualquer brincadeira.
Neste grupo entram, por exemplo, os brinquedos de encaixar, empilhar, montar, possuem formas e cores diferentes, podem apresentar sons e estimulam várias habilidades como raciocínio, coordenação, noção de cores, formas, criatividade, entre outras.
Ah, e são divididos por faixa etária, justamente para que, o brinquedo e o nível de dificuldade do desafio proposto seja condizente com o tamanho e a capacidade da criança.
É válido reforçar que, o acompanhamento de um adulto é sempre bem-vindo e fundamental dependendo do brinquedo e da idade da criança, mas para que o brinquedo educativo cumpra sua função, não é necessária a intervenção desse adulto na brincadeira.
Brinquedo Pedagógico
Já os brinquedos pedagógicos possuem uma função mais específica: eles são usados para ensinar algum conteúdo através do brincar. Esses sim, possuem a necessidade não só do acompanhamento, mas das instruções e orientação de um adulto que vai direcionar a brincadeira para que ela alcance o objetivo desejado.
Geralmente possuem uma maneira de brincar e algumas regras que precisam ser seguidas para que a brincadeira aconteça, são geralmente os jogos de memória, dominó, quebra-cabeças, material dourado, jogos com letras e números, entre outros.
Qual escolher?
Agora que já entendemos a diferença entre os brinquedos pedagógicos e os educativos, pode ficar a dúvida, qual escolher?
Bem, a pergunta certa seria: qual seu objetivo com aquele brinquedo? E dependendo da sua resposta, saberá qual escolher.
Para facilitar, na loja separamos os Brinquedos Pedagógicos dos Brinquedos Educativos e estes, estão separados por faixa etária, assim, você consegue saber quais opções são as mais indicadas para a criança.
A importância do brincar
Sempre é bom a gente lembrar sobre a importância do brincar em todos os aspectos. Brincar livre, sem brinquedos, com o corpo. Brincar na natureza, na água, na terra. Brincar de faz de conta, com instrumentos musicais, com jogos. Brincar de montar, encaixar, pintar, dançar… proporcionar momentos para que sua criança brinque muito e de tudo que ela puder e quiser vai ajudá-la a ser mais feliz no hoje e com certeza, no amanhã também.