Saiba como apresentar o Natal para os pequenos e torne esse momento ainda mais especial para toda família

A atmosfera natalina já está bem forte nesse período do ano e é muito importante que as crianças estejam bem por dentro de todo contexto que envolve a celebração do natal. Mas você sabe como fazer essa apresentação de uma maneira realmente eficiente e prazerosa? Não? Então se ligue nas dicas que trazemos para você neste post.

Esse momento em si já é algo que é percebido pelas crianças de uma forma bem lúdica, mágica, fantástica. São muitos os cenários e luzes que costumam se fazerem presentes não apenas pelos diversos cantos das cidades, mas também nos lares mais diversos de todo o mundo. E tudo isso, claro, vai muito ao encontro do poder imaginativo do público infantil.

Formando um conceito

Levando isso em consideração, que tal viabilizar uma conversa sobre esse tema de forma bem leve e descontraída? O ideal é que cada pessoa que faça parte do contexto familiar possa contribuir com algum tipo de informação e/ou impressão a respeito dessa data a fim de que um conceito que seja realmente compreensível por parte das crianças venha à tona. Vale ressaltar a importância de se abordar esse assunto através de uma linguagem e de uma dinâmica condizentes com o “público-alvo” da conversa.

Recursos importantes

A utilização de livros e filmes com a temática natalina também pode ser de grande valia para que o referido entendimento possa ser alcançado. Nesse sentido, breves reflexões podem fazer parte das apresentações dos enredos a fim de que os pequenos possam mergulhar com ainda mais ênfase nos reais propósitos que giram em torno do dia 25 de dezembro.

Incentive a solidariedade

Que tal propor ao seu filho (a) que faça uma busca nos conjuntos de roupas e brinquedos visando a identificação de coisas que para ele (a) não são mais úteis? A ideia aqui é que a solidariedade seja incentivada e que o espírito de partilha do Natal comece a ser interiorizado pela criança através da realização de possíveis doações. Além disso, é também bastante recomendável que os pequenos possam participar de outras ações (tais como a entrega de alimentos para famílias carentes). Quanto mais eles observam gestos dessa natureza, mais eles ficarão motivados a reproduzirem as práticas do bem e do amor.

Vários focos

O nascimento do Menino Jesus, o Papai Noel, a árvore de Natal, o Dia dos Reis, o real significado dos presentes e muito mais. Assuntos não faltam para serem ilustrados e explicados para os pequenos que, claro, irão adorar esse universo de novidades. Cabe aos adultos trabalhar tudo isso de forma criativa.

A apresentação do Natal para as crianças é algo que gera benefícios não apenas para elas, mas para todas as pessoas que se envolvem, direta ou indiretamente, nessa apresentação. As turbulências vividas ao longo de todo ano por vezes fazem com que deixemos de lado essa conduta acolhedora e luminosa que faz tanta diferença no mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *