Porque escolhemos o BEABA

Em 2018, uma vontade enorme de ajudar uma ONG ou uma Instituição, bateu em meu coração, senti que era a hora de fazer com que a ENGENHA KIDS pudesse ser também um “canal” para devolver todo o bem que sempre recebi desde que comecei à empreender. Só tinha uma exigência, a instituição tinha que ter alguma ligação com crianças!

Procurei e pesquisei várias… mandei diversos emails, conversei com inúmeros responsáveis e pasmem… recebi vários “NÃO, OBRIGADA”. Fiquei passada, eu só precisava do recibo de doação e autorização para divulgar que estava ajudando a Instituição X (pois colocaria essa informação em meu site), e não imaginei que isso pudesse ser tão “complicado”.

No início das pesquisas, mandei email para o BEABA que conheci através de uma postagem de uma cliente (amiga da avó do meu esposo), solicitando ajuda para um ACAMPAMENTO que seria feito por eles. O email foi enviado no finalzinho de julho, véspera do acampamento e a resposta só veio em setembro… começando com um “desculpa pela demora, entenderemos se você só nos responder no Natal”. E assim é o BEABA, uma instituição relativamente pequena, mas de coração enorme, com um humor incrível. Que conta com a ajuda de poucas pessoas e que não conseguem muitas vezes, dar conta de tudo no tempo que gostariam, devido à grande demanda e alcance que possuem.

E assim começamos, após nossa troca de emails e um “acordo”. Na época a loja faturava bem pouco, e estabeleci um valor mínimo para doação (mesmo que não tivesse alcançado aquele faturamento).

Até que no comecinho de 2019, a Simone, presidente do BEABA, me chamou para uma conversa pessoalmente lá na sede deles… porque precisávamos resolver algumas questões burocráticas (sim… não se enganem, ela parece boazinha mas é mega exigente kkk brincaderinha Si ). Ela topou e começamos a nos relacionar na “confiança” devido à relação com a cliente que comentei, que também era integrante da Instituição.

Foi uma conversa deliciosa… ela me contou toda a história do BEABA, e eu pude vivenciar o amor e atendimento deles… pois por coincidência nesse dia eles estavam recebendo um paciente e sua mãe, que passariam com a Mariana, psicóloga da Instituição. Gente, quanto carinho… quanto cuidado, sai de lá renovada e com vontade de nunca mais deixar de ajudar.

Conheci os problemas, demanda e dificuldades da Instituição… e também todas as conquistas, preocupações e questões burocráticas envolvidas nessa relação de doação e ONG (e aí entendi um pouquinho sobre os NÃOs que recebi na minha procura).

Não acho que existam coincidências… e se toda procura me levou ao BEABA é porque era lá que precisávamos ajudar… E vocês não imaginam a minha emoção em ver nessa foto, no acampamento do ano passado, nossa LOGO, um ano após nosso primeiro email.

Acampamento Paiol Grande 2019 – Foto: Marcela Cezar

Aliás… por falar em acampamento, segue o texto oficial de divulgação,para entenderem como funciona e o que significa esse acampanhamento.

Crianças e Adolescentes em Tratamento Oncológico Aprendem e se Divertem em Acampamento Educacional

Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto Beaba (be-a-bá) e a Fundação Acampamento Paiol Grande realizaram o Beaba Camping, projeto para educar e divertir pacientes, familiares e profissionais da saúde.
A iniciativa surgiu em 2017 através de um convite da Fundação Acampamento Paiol Grande para o Beaba que levaria as crianças e familiares constantemente expostos a fatores estressantes do ambiente oncológico para 3 dias de acampamento. O Beaba entrou com suas metodologias e ferramentas para educar e instruir os participantes sobre o câncer e seu tratamento fora do contexto original, possibilitando sua ressignificação e superação.
Nesta terceira edição foram mais de 70 crianças e adolescentes de 3 a 21 anos, de instituições parceiras como GRAACC, Hospital Darcy Vargas, ITACI, Santa Casa de Marília, Santa Casa de São Paulo e Grendacc de Jundiaí para o acampamento em São Bento do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira.
A programação do projeto é baseada no “aprender brincando”, com atividades e oficinais que reforçam o autocuidado, autonomia, redução de ansiedade, empoderamento e conscientização, tudo para promover qualidade de vida e aderência ao tratamento. 
Para deixar as tarefas mais divertidas os participantes ganhavam um cordão para pendurar suas tags, como se fossem medalhas conquistadas, que vão de “higienizei as mãos”, “comi comidas saudáveis”, “passei filtro solar” a “fiz xixi”. Este ano foi lançada uma nova tag, a “conversei com o psicólogo”. Ela foi distribuída para cada criança, adolescente ou familiar que procurou ajuda terapêutica. A equipe de 5 psicólogas teve muito trabalho mas foi extremamente gratificante abordar os temas e organizar os atendimentos e acolhimentos em meio a natureza.
“Um ambiente positivo e descaracterizado, sem jalecos, bombas de infusão e procedimentos invasivos, para falar sobre câncer, seu tratamento, dificuldades e desafios é compreendido pelas crianças e seus acompanhantes como uma base segura, sem pré-conceitos e estigmas encontrados muitas vezes nas instituições de saúde.” conta a psicóloga Vanessa Karam.
Além dos psicólogos, a equipe de profissionais da saúde contou com médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e estudantes. Todos acompanhados por voluntários e monitores do acampamento, que passaram por treinamento para receber e acolher adequadamente todos os participantes. Treinamento não só para os que ficavam diretamente com as crianças, mas que foi feito com, desde os motoristas dos ônibus, que precisaram tomar cuidado na estrada para as crianças não enjoarem, turma da cozinha que precisava preparar alimentos adequados para crianças com baixa imunidade, até a turma que cuidava da roupa de cama e banho, higienizando e transportando tudo apropriadamente.
“O planejamento do Beaba Camping é desenvolvido a partir de detalhes minuciosos, com o intuito de promover uma experiência única e positivamente inesquecível para todos os participantes.”, comenta Luiz Carlos Santos, coordenador de programação do acampamento. “Inesquecível também para toda a equipe do Paiol, que tem essa oportunidade de convivência muito rica.”, acrescenta Santos. 
Tudo isso só é possível graças a ação social da Fundação Acampamento Paiol Grande e a ajuda dos parceiros que apoiaram o projeto em 2019: Andorinha, Bloomberg, Disney, Engenha Kids, Fundação para Segurança do Paciente, Goober, HDI Seguros, Ikesaki, Instituto Entrelaços, New Juice, Popload, Svetlana, Toalheiro Guarany e Wecare.

Fala se não é apaixonante…

Para conhecer mais e até ajudar o BEABA clique aqui e para comprar itens na lojinha do BEABA clique aqui

Muito obrigada por nos acompanhar por aqui…

Bjs até o próximo post…

Alessandra Garcia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *