Muita gente têm a dúvida: qual a idade para oferecer brinquedos educativos para as crianças?
Bem, antes de responder esta pergunta, vamos relembrar nosso post onde explicamos, em detalhes, o que é um brinquedo educativo e a diferença dele para um brinquedo pedagógico.
“O próprio nome já diz, esses são os brinquedos que “educam” enquanto a criança brinca, sem a necessidade de orientação ou intervenção de um adulto. Elas aprendem na base de tentativa e erro, mas claro, sempre de forma divertida que é o objetivo final de qualquer brincadeira. “
Ou seja, são aqueles brinquedos, em que, ali no meio da diversão, as crianças estão aprendendo, aprimorando alguma habilidade, qualquer uma. Por isso mesmo, eles são divididos e indicados por idade, justamente por trazerem desafios condizentes com cada uma delas.
Tendo isso em mente, ficou bem mais fácil responder àquela pergunta inicial não é mesmo? Você pode oferecer um brinquedo educativo para crianças de qualquer idade, inclusive bebês, desde que eles estejam de acordo com a faixa etária da criança.
Neste post, por exemplo, trouxemos 10 sugestões de brinquedos educativos para crianças de 0 a 12 meses, ou seja, bebês de até um ano.
Todos eles estão de acordo com essa faixa etária e são seguros para crianças nesta fase desenvolvendo as habilidade que eles são capazes de desenvolver nesta fase de forma muito natural e lúdica, sem forçar ou querendo pular etapas. No final das contas, a criança está é brincando, não há diferença, a brincadeira é a maior escola que existe.
Vamos lá:
1- Pata Selvagem e seu filhote
Não é uma fofura? A Pata Selvagem e seu Filhote faz parte da Coleção Grávidos da Bichos de Pano e ensina para as crianças um pouco mais sobre esse bichinho presente em todo o Brasil.
2- Bola Interativa Alcinha
Com aquelas mãozinhas tão pequenas, essa bola interativa é preparada para ser agarrada em qualquer lado pelas alças que auxiliam as crianças a brincarem com ela desenvolvendo a curiosidade, a concentração e a coordenação motora.
3- Palhaço de Encaixe
Brinquedos de encaixe são campeões na preferência da criançada, isso porque, depois do trabalho duro eles conseguem ver um resultado e aí é só alegria e comemoração, como é o caso desse palhaço de encaixe. Por ser uma faixa etária que ainda está em fase oral e não possui controle da força, as peças são macias e feitas de tecido, assim não machuca. Perfeito né?
4- Bola ao cesto
Diz que criança não ama jogar as coisas nessa fase? Fazem para ver o resultado daquela ação e se o brinquedo permitir que ele entenda o efeito daquela ação. A Bola ao Cesto é outro campeão na preferência dos pequenos. E ah! Para garantir a segurança dessa faixa etária, todo o brinquedo também é feito de tecido e é bem macio.
5- Macaco Barrigudinho
Um amigo, um companheiro de brincadeiras que ainda ensina sobre uma espécie muito comum no Brasil. O macaco barrigudinho é o companheiro para as mais diversas brincadeiras.
6- Brinquedo Sensorial Borboleta
A partir dos 4 meses, os pequenos já podem brincar com a Borboleta Sensorial que é confeccionada em madeira e outros materiais que estimulam o tato.
7- Galinha Associativa
A partir dos 6 meses, as crianças já conseguem brincar com a Galinha Associativa, onde elas precisam colocar os ovos coloridos no lugar de mesma cor no corpo da galinha.
8- Tartaruga Marinha
A Tartaruga Marinha grávida com 2 filhotes também faz parte da Coleção Grávidos da Bichos de Pano. As crianças vão se deliciar ao brincar e aprender um pouco mais sobre esse animais que têm os sentidos muito aguçados.
9- Bola Múltipla Interativa
Esta é outra opção de bola interativa com múltiplas alças e opção para as crianças pegarem, agarrarem, jogarem e brincarem à vontade.
10- Livro de Pano – Olha como estou crescendo
As crianças simplesmente amam ver o quanto estão crescendo. Esse livro de pano com o tema: Olha como estou crescendo ainda vira uma régua que ajuda a criança a acompanhar seu próprio desenvolvimento, além de poder explorar todo o livro, que também é macio e lúdico.
Muitas opções né? Lembrando que lá no site tem muito mais opções, não esquece de dar aquela passadinha lá também!