Dicas essenciais para montar o enxoval do bebê

Montar o enxoval do bebê é um marco na gestação, seja ele da maneira que for. É sempre uma delícia escolher as peças, as roupas, os acessórios que, agora, farão parte do seu universo.

E claro que também sabemos que, junto com essa ansiedade, bate a dúvida do que comprar. O que será necessário? Qual a quantidade correta? Qual o melhor tecido? E os tamanhos? Em quais é melhor investir?

Isso sem contar os inúmeros itens que nunca tínhamos ouvido falar até entrar nesse mundo. E quando achamos que as coisas estão ficando mais fáceis, entra a infinidade de opções e marcas de uma mesma coisa. 

Mas olha, vamos ser sinceras, temos uma coisa super a nosso favor e que facilita demais para que a hora de montar o enxoval do bebê seja mais prática e econômica: a internet. 

Nela temos uma infinidade de lugares para pesquisar, vídeos que mostram os produtos, relatos de pessoas, sites em que é possível verificar reclamações, além é claro, de poder comprar tudo sem precisar sair de casa, tipo com a gente aqui (hora do merchan)! 🙂

Brincadeiras a parte, a internet é realmente uma mão na roda, mas como em toda decisão, para que ela seja o mais acertada possível e para que vocês montem um enxoval que realmente faça sentido, separamos algumas dicas essenciais com pontos para levar em consideração antes de fazer qualquer lista, ok!? 

Vamos lá!

Leve em consideração sua rotina e a dinâmica da sua família

Você vai ver, entre as listas de enxoval que existem por aí e até mesmo em conversas com amigos e família, verá que têm inúmeras possibilidades. Um mesmo item pode ter muitas versões e funcionar de inúmeras maneiras.

Assim como, algumas famílias vão achar imprescindíveis coisas que você pode não ver utilidade, isso porque tudo vai depender da rotina de vocês e da dinâmica familiar, do modo como vivem e como encaram a vida e o consumo. 

Por isso, antes de mais nada, tenha isso muito claro, converse com todos e levante essas reflexões. Para ajudar, você pode montar uma lista genérica ou pegar uma na internet e observar os itens que fazem ou não sentido pra vocês. Será um ótimo começo!

E ah! Está tudo bem mudar de ideia no meio do caminho, nosso objetivo aqui é que você tenha, em mãos, coisas que realmente irá usar e que farão sua rotina mais leve e tranquila com o novo membro da família. 

Leve em consideração o quanto quer gastar

Claro que, as escolhas que você e sua família farão, precisam estar de acordo com o valor que pretendem destinar ao enxoval. E olha só, há muitas opções mesmo no mercado materno/infantil.

Se gostou muito de uma coisa, antes de comprar faça uma pesquisa, observe similares, outras marcas – sempre observando custo/benefício – verá que vai encontrar outras versões similares. 

Uma outra opção bem bacana mesmo é a compra de itens de segunda mão. Muitas coisas os bebês usam por muito pouco tempo e você pode economizar e aproveitar ótimas oportunidades assim. 

Pense no manuseio e manutenção dos itens

Uma outra coisa muito importante para se pensar é no manuseio diário desses itens. Vamos pensar, por exemplo, em uma banheira. Observe se haverá espaço para aquele modelo que você está querendo muito, se será prático e fácil colocar e tirar a água, se ela é segura, se é confortável para dar banho no bebê, se é fácil limpar…

Além disso, ainda tem a manutenção, principalmente de itens como berço, carrinhos e cadeirinhas de carro. Se quebrar uma peça, por exemplo, como é a reposição? Há assistência técnica na sua cidade? 

Parece complicado, mas com uma rápida busca na internet, você consegue tirar todas essas dúvidas e poupará problemas futuros. 

Segurança é a chave

Quando falamos que, há muitos modelos de um mesmo produto, também há uma questão muito importante a ser levada em conta, e por isso separamos um tópico só pra ela: a segurança. Por isso, observar se o produto possui selo do Inmetro (no caso de produtos regulamentados), é imprescindível. 

Como será a reposição

Algumas famílias preferem comprar uma quantidade considerável de alguns itens, como por exemplo, fraldas e lenços umedecidos, porque não possuem tanta facilidade na hora de repor esses itens no dia a dia. E este também é um ponto para se pensar principalmente, quando for pegar, outras listas como referência, a maioria costuma colocar itens sempre a mais do que realmente usamos. 

Cada coisa em seu momento

Também acontece de algumas pessoas preferirem comprar itens que serão usados mais tarde logo no início, às vezes para aproveitar uma promoção ou por alguma outra oportunidade. Mas se não for o caso, espere e compre cada coisa em seu momento, assim pode ver como as coisas irão fluir com o bebê em casa e fazer escolhas mais acertadas. 

O que é mais importante pra vocês?

Por fim queríamos destacar que, pode parecer complicado e exaustivo tomar tantas decisões, mas lembre-se que esse é um momento entre tanto que irá viver, ele precisa ser leve e gostoso.

Assim como na vida, que cada família têm seus sonhos, seus valores, seus objetivos de vida, a escolha do enxoval, brinquedos, roupas e acessórios que seu bebê terá, também vai condizer com isso, quando pensar assim, verá que será muito mais fácil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *