Linhas pedagógicas: descubra como funcionam e como escolher a escola certa para as crianças

Quando chega o momento de escolher a escola dos filhos, é comum observarmos uma série de requisitos: localização, estrutura física, equipe, segurança, projetos, alimentação, atividades extracurriculares, por exemplo. 

Mas há um ponto muito importante que, muitas vezes, passa despercebido ou não ganha a devida importância na decisão final: a linha pedagógica seguida pela escola e há um motivo para isso. 

Apesar de no Brasil, termos em torno de oito linhas pedagógicas vigentes, a grande maioria é bem recente por aqui e ainda há muitas dúvidas sobre como funcionam e as características principais de cada uma, o que faz com que, não pesem tanto na decisão. Mas a grande verdade é que, apesar das linhas pedagógicas corresponderem às metodologias de ensino, elas também estão intimamente ligadas aos valores e crenças familiares e por isso mesmo precisam receber a devida atenção.

Importante falar que, existem muitas escolas que mesclam mais de um tipo de linha pedagógica e/ou que faz adaptações à realidade brasileira. Vocês verão que, a maioria nasceu em outros países, então essas mudanças são naturais e, muitas vezes, necessárias.

A seguir vamos te contar um pouco mais sobre as linhas pedagógicas mais presentes nas escolas brasileiras para te ajudar a encontrar a que mais se alinha com sua família. 

Construtivista

Você com certeza já deve ter ouvido falar do psicólogo e biólogo e psicólogo Jean Piaget. De seus estudos sobre o desenvolvimento da criança nasceu o Construtivismo, linha pedagógica que busca desenvolver o conhecimento dos alunos através da formulação de hipóteses e resolução de problemas. Ou seja, nas escolas que adotam esta linha, é estimulada a autonomia da criança para que ela construa sua própria aprendizagem, por isso, os métodos de ensino nessas escolas, vão muito além das aulas expositivas com a utilização de elementos artísticos e outros ambientes que tem por objetivo fazer o aluno aprender algo novo através da interação e dos conhecimentos que já possui. 

Montessoriana

O método de ensino desenvolvido pela médica e educadora italiana Maria Montessori parte da premissa de que a melhor forma de descobrir e aprender é através da experiência prática e da observação. Em resumo, quanto mais as crianças observam e fazem, mais aprendem. Neste caso, o professor propõe atividades motoras e sensoriais relativas a cada etapa do desenvolvimento infantil.

Waldorf

Entre todos os métodos de ensino existentes, o Waldorf desenvolvido pelo filósofo Rudolf Steiner, fundador da antroposofia, pode ser o que mais requer a participação dos pais. Esta linha pedagógica procura integrar, de maneira holística, o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos. A cada ciclo de sete anos, as crianças têm um “tutor” que deve servir de referência para os alunos no aprendizado. Para a pedagogia Waldorf, cada indivíduo tem um tempo e uma maneira diferente de aprender, por isso, um mesmo assunto é apresentado várias vezes, mas sempre de maneira diferente.

Sociointeracionista

Nas escolas que adotam a pedagogia sociointeracionista, o professor também tem o papel de mediador da relação entre a criança e o aprendizado. Nesta linha, a interação social e a cooperação mútua são os grandes instrumentos pedagógicos. Assim como tem na linguagem seu meio de desenvolvimento, já que permite – aos alunos e professores – a partilha de suas experiências e por consequência, o progresso da inteligência. 

Tradicional

Os métodos tradicionais de ensino também são chamados de “conteúdistas”. O ensino nesta linha pedagógica é realizado de forma unificada e sistemática e a avaliação – geralmente realizada por meio de testes – visa medir a quantidade de disseminação do conhecimento armazenado. Nesta linha, o professor é a figura central e o disseminador do conteúdo.

Freiriana

Escolas que adotam a linha pedagógica Freiriana, tem a criança como protagonista do seu papel e o professor, é mediador, ajudando o aluno a compreender o mundo através do conhecimento. Desenvolvida pelo educador brasileiro Paulo Freire, aqui o aluno entende que tem o poder de transformar o mundo, por isso, a educação é desenvolvida nos conceitos de humanidade, respeito, tolerância e bom senso. 

Democrática

As escolas voltadas para a democracia são baseadas na Summerhill School, que apareceu na Grã-Bretanha na década de 1920 como uma crítica à educação tradicional. A principal diferença desse método é que são os próprios alunos que escolhem livremente a forma de aprender e treinar os conteúdos necessários. Aqui o professor tem o papel de facilitador do aprendizado.

Comportamentalista

A pedagogia do comportamento, como o próprio nome diz, visa moldar o comportamento dos alunos de acordo com as necessidades da sociedade. Na linha comportamentalista, o professor é o responsável por transmitir o conhecimento. O ensino, assim como os materiais didáticos são muito bem planejados e modelados de acordo com as necessidades.

Como escolher a linha pedagógica

Nas visitas às escolas procure saber qual ou quais linhas pedagógicas a escola segue e observe como é na prática. É interessante pesquisar e conhecer um pouquinho antes e levar uma lista com algumas perguntas. 

É válido lembrar que, apesar das teorias, as escolas precisam fazer adaptações, por isso, uma conversa franca com os responsáveis é sempre bem-vinda. 

Embora possa parecer confuso em um primeiro momento fazer a escolha certa, temos que ter em mente que, a arte de ensinar pode ser feita de diversas formas, se adequando às diferentes crianças e famílias e isso é maravilhoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *