Lá por volta dos anos 5.000 a.C, na região denominada de “Mesopotâmia”, as primeiras civilizações foram as autoras das primeiras versões desses jogos. Também conhecidos como “jogos de passagem da alma” esses passatempos divertidos eram enterrados junto com os mortos no intuito de que estes tivessem “o que fazer” no que eles entendiam ser o “pós-vida”, escapando assim das possíveis artimanhas do tédio.
Diversos tipos
São muitas as possibilidades disponíveis para quem almeja desfrutar de um jogo de tabuleiro. Há perfis existentes para todos os gostos e, claro, as crianças são bem capazes de se divertirem bastante independentemente da escolha a ser feita.
Eles – os jogos – podem ser do tipo moderno, do tipo alemão (ou eurogame); podem seguir um estilo americano, ser do tipo abstrato, serem específicos para crianças, para festas, podem abranger jogos com o tema estratégia, civilização e guerra, e o melhor: podem ser uma diversão para toda família (havendo jogos ainda mais específicos para esse intuito).
Assim, temos os clássicos Damas e Xadrez; Gamão, “Scrabble”, Monopólio”, “Rummy”, “Dominó”, “Trivial Pursuit”, “Pictionary”, “Cluedo”, “Quem é Quem”, Ludo, Batalha Naval, “Serpentes e Escadas”, “Catan”, “Dominion”, “Saboteur”, “War”, “Escape Room” e “Risk” são também ótimas sugestões. Vale ressaltar aqui a necessidade de se observar a indicação etária de cada um dos jogos em questão e, especialmente nos casos envolvendo crianças bem mais novas, é muito válida a busca por versões infantis mais condizentes com esse público que costumam ser oferecidas com relação à maioria dos jogos.
Diversos benefícios
São muitos os benefícios associados ao uso de jogos de tabuleiro por parte dos pequenos. Os principais são: o auxílio prestado por esses jogos ao desenvolvimento das chamadas habilidades cognitivas e também às habilidades sociais; eles auxiliam na compreensão de diversos assuntos e na noção de seguimento de regras; podem ajudar no trato com a timidez no que se refere a algumas crianças; são muito importantes no desenvolvimento do raciocínio lógico que possibilita, dentre outras coisas, uma maior agilidade na resolução de problemas; fazem com que os pequenos aprendam a ganhar e também a perder de forma cordial e respeitosa; ajudam na concentração e no melhor gerenciamento de aspectos relacionados à irritabilidade, tendo em vista o caráter lúdico que norteia os momentos dedicados a esses jogos. Além, de, obviamente, servirem para o desenvolvimento de laços afetivos quando se tratam de momentos compartilhados em família.
Sugestões de jogos de tabuleiro específicos para crianças
São jogos regidos por regras de fácil compreensão e que, por isso, são acessíveis para pessoas de todas as idades. Como sugestões de jogos dessa natureza, temos: “Looping Louie”, “Animal Upon Animal”, “O Labirinto Mágico”, “Gulo Gulo”, “Spot It”, dentre muitos outros.
Sugestões de jogos de tabuleiro para se jogar em família
“Banco Imobiliário”, “Detetive”, “Jogo da Vida”, “Cara a Cara”, “Jogo da Mesada”, “Perfil Júnior – Atualidades”, “Concept Kids Animais”, “Se Vira”, “Ticket to Ride”, e “Dixit” são ótimas alternativas.