Para as crianças, qualquer coisa pode ser sinônimo de diversão. Elas não enxergam o mundo como nós e, tudo que temos que fazer é incentivá-las a serem criativas e imaginativas na infância, isso trará um monte de benefícios para toda sua vida.
Em contrapartida, há momentos em que nós precisamos dar essa carga de diversão e leveza para ajudá-las em algumas situações para encorajá-los a ir em frente, como por exemplo, estão doentes, quando precisamos inserir uma nova rotina, quando estão passando por algum momento difícil como medo de algo.
A dica do artigo de hoje é a hora das refeições, do café da manhã, do almoço, do lanche, não importa, nós podemos e devemos trazer as crianças mais para perto desse momento, envolvendo-a tanto na preparação dos alimentos, para colocar a mesa, quanto na hora de experimentar os alimentos.
Antes de passarmos para as dicas práticas, devemos lembrar sempre que, tudo que falamos aqui deve ser sempre avaliado para ver se cabe na rotina/dinâmica familiar e na idade das crianças. Nosso conselho é o de sempre adaptar as coisas para a idade e capacidade dos pequenos. Ninguém conhece melhor seu filho do que você!
Hora de preparar
A hora de preparar o lanche é a que mais requer atenção dos adultos. Escolham o menu e se forem fazer alguma receita, você pode deixar tudo separadinho ou deixá-la pré-pronta, só para finalizarem na hora.
Se precisar picar ou cortar os alimentos, lembre-se de dar um instrumento de acordo com a capacidade da criança, como nos lembra Maria Montessori, dessa forma, ela também consegue adquirir maior independência. Se for uma criança muito pequena, por exemplo, você pode dar uma espátula e frutas mais molinhas, por exemplo.
Deixar as crianças lerem a receita, também pode deixar o momento mais gostoso, além de incluir um pouco de leitura e matemática na preparação de alimentos e mostrar a eles que esses conhecimentos estarão presentes em toda sua vida.
Outra coisa bem legal é se vestirem de chefs, com direito a toca e avental, com certeza eles vão achar o máximo.
Montando a mesa
Não importa muito onde a refeição vai acontecer, vocês podem inovar de acordo com os recursos que possuem. Pode ser em uma toalha de piquenique estendida na sala ou na varanda, pode ser uma mesa no quintal ou na mesa de jantar mesmo.
Deixe que as crianças a enfeitem, pode ser com uma toalha bonita, vasinhos com flores ou o que tiverem à mão.
Colocam os pratos, copos e a comida.
Escolham uma música e coloquem de fundo, desde que seja tranquila e o volume não atrapalhe a conversa de vocês.
Hora de comer
Chegou a hora de comer. Você, como adulto, é o exemplo para seus filhos, portanto não se esqueça:
- Evite comer mexendo no celular e com ele à mesa, a ideia aqui é tornar a experiência como um todo mais divertida, além de criar memórias em família.
- Não ligue a TV, é muito fácil a gente se distrair com uma notícia e deixar, de lado, o que mais importa.
- Lembre-se de mastigar bem os alimentos, as crianças sempre estão observando.
- Use tigelas, copos e pratos próprios para a idade da criança, isso porque, além dela poder se alimentar com segurança dessa forma, esses itens deixam o momento da alimentação mais colorido, divertido e com a cara da infância. Visite nossa seção de “Alimentação” em nosso site, lá você vai encontrar babadores lindos e práticos, copos infantis, tigelas e potes, pratos infantis de diversos modelos além de uma linha de talheres infantis para todas as idades!