Férias de verão dos pequenos: cuidados e dicas para aproveitarem ao máximo

É chegada a hora das tão sonhadas férias de verão. Quem não as ama, não é mesmo? Pois, é. Mas esses tão esperados momentos precisam ser proporcionados aos pequenos com muita responsabilidade e atenção aos detalhes.

Hidratação

Incentivar as crianças a estarem sempre hidratadas é fundamental. Que tal fazer com que elas tenham sempre ao alcance das mãos uma garrafinha (preferencialmente repleta de água) para que se sintam mais motivadas a ingerirem o líquido mesmo quando não estiverem com tanta sede? Outra dica é: usufruir do que frutas mais suculentas podem oferecer, tais como melancia e melão. Com esse calorão que tem feito por aí, podemos dizer que esses cuidados com a hidratação precisam estar mesmo no topo da lista de cuidados.

Aproveitando o sol com sabedoria

O Sol é essencial à vida e todos sabemos disso. Mas há de se entender como aproveitá-lo sem que danos provenientes de uma equivocada exposição venham à tona, principalmente no que se refere às crianças. Logo, um protetor solar realmente condizente com as necessidades em questão é um item básico de qualquer mala de viagem.

Cuidados básicos na hora dos mergulhos e da alimentação

Ficar atento com as idas das crianças rumo ao mar ou à piscina é também primordial. Não se deve confiar no possível fato de que determinada criança sabe nadar. O ideal é que elas fiquem sempre ao alcance da visão dos responsáveis e que, no caso das piscinas, detalhes estruturais sejam observados previamente (tais como os ralos, que precisam estar providos por telas protetoras). Quanto ao mar, o nível da água e a força da maré são aspectos básicos de serem levados em conta.

Dos prazeres que a vida tem para oferecer, comer é sempre um dos maiores na visão de quase todo mundo, não é mesmo? Mas no que se refere a esse ponto é essencial saber o que de fato as crianças podem comer especialmente nos casos que envolverem viagens para lugares providos por uma culinária muito diferente daquela com relação a qual elas estão mais acostumadas. Há alergias que precisam ser consideradas? Se, “sim”, quais são? Outra coisa: embora seja um momento de pura descontração, há de se ter prudência quanto ao que os pequenos comerão no sentido dos valores nutricionais. Ou seja, é muito natural que eles possam comer umas “besteiras” a mais, mas o ideal é que o equilíbrio seja buscado, como tudo na vida.

Identificação

Dependendo dos locais por onde a família ande nas férias, é muito recomendável que algo possa ser colocado na criança no intuito de que, caso ela se perca (isso, claro, não é nada desejável, mas não são exatamente situações raras de serem observadas), seja facilitado o angustiante trabalho de localização. Uma pulseira – na qual estejam presentes informações como o nome da criança, dos pais e contatos – são itens que podem ajudar bastante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *