Ao se tratar de um assunto tão cheio de detalhes e tão pessoal, para cada família, como o desfralde, é comum surgirem muitas dúvidas e incertezas. Mesmo porque, saber qual a hora ideal de substituir a fralda da criança pela utilização do banheiro, não é tão simples como parece.
Entender como realizar um desfralde gentil, bem como a importância que isso tem para a criança, é garantir que nenhum trauma, ou qualquer outro tipo de comportamento similar comprometa o desenvolvimento infantil dela. Cada criança é única e tem seu próprio tempo e ela mesma dará os indicativos que está pronta. A única coisa que precisamos fazer é guiá-la pelo processo.
Aliás, esse é justamente o primeiro passo, ter a consciência de que tudo se trata de um processo. Tudo isso acontece de acordo com o próprio tempo e capacidade da criança e dois ingredientes são indispensáveis: observação e paciência.
E para te ajudar nesse caminho, separamos as dúvidas mais comuns sobre mais essa etapa do desenvolvimento dos nossos pequenos.
O que seria um desfralde gentil?
Um desfralde gentil é aquele que não segue regras ou receitas pré-estabelecidas e padronizadas, mas leva em consideração os sinais físicos, psíquicos e fisiológicos que a criança está pronta para ser desfraldada. Além disso, todo o processo é guiado com amor, carinho, além é claro, de muito respeito a esse momento.
Como saber a hora de começar o desfralde para que ele seja respeitoso?
O momento ideal para iniciar o desfralde é quando a sua criança já está preparada.
Os primeiros sinais que ela dará geralmente serão relacionados à fralda. Avisar que defecou ou vai defecar, se incomodar com a fralda suja ou passar muito tempo com ela limpa, são alguns bons exemplos.
Mas não para por aí, outros sinais também precisam ser observados. O desenvolvimento motor da criança precisa estar pronto e acontece quando ela consegue controlar os esfíncteres. Um sinal disso é quando ela é capaz de pular com os dois pés. Mesmo assim, a capacidade de controlar os esfíncteres precisa ser longa o suficiente para que a criança consiga segurar o xixi e/ou o cocô até chegar ao banheiro.
Depois disso, como conduzir o desfralde de uma maneira gentil?
A partir daí é mostrar para a criança como se faz e deixar que ela aprenda no seu tempo. Ao perceber os sinais, você pode levá-la ao banheiro, se ela concordar, por exemplo. Conhecendo os horários que ela costuma usar o banheiro, você também pode lembrá-la e oferecer o banheiro.
É válido lembrar que os escapes vão ocorrer e jamais devemos brigar com a criança por causa disso, o que pode gerar traumas e complicações que poderão ir com ela durante muito tempo.
O uso de redutores ou penicos fica a cargo de cada família que pode escolher o que se encaixa melhor em sua rotina e sua dinâmica familiar, assim como tem criança que não faz uso de nenhum acessório.
Tendo como objetivo principal a naturalidade, também é muito válido apresentar músicas, bem como livrinhos que apontam essa temática. As histórias infantis são uma excelente maneira de para tornar tudo mais leve e compreensível para os pequenos.
Como alimentar a confiança da criança no período de desfralde?
É necessário ter muita paciência e compreensão, é um momento muito especial, ela está criando uma nova percepção sobre o funcionamento do próprio corpo.
Mostre ao seu filho que você confia no aprendizado dele, no funcionamento do corpo e no tempo que ele precisa para deixar a fralda de uma vez. É necessário, por meio dos sinais dado pelos pequenos, construir estratégias para o momento.
Além de explorar bastante conteúdos como músicas e livros, outras formas de adaptações também vão tornar o momento ainda mais prático. Como por exemplo, levar a criança para escolher sua própria cueca ou calcinha, é uma excelente estratégia.
Inclusive, na loja temos calcinhas e cuecas próprias para este momento. Essas peças não substituem a fralda, ela deve ser usada quando o desfralde já está acontecendo e tem como objetivo evitar que a criança se molhe ou molhe o chão com os escapes que são naturais e comuns. costurados internamente com duas camadas de material absorvente e forro impermeável. Está em nossa categoria “Desfralde” que também outros itens que podem ajudar nesse momento.
No mais, muito amor, carinho e comunicação. Perceba sua criança, suas necessidades e acolha. Você vai ver que assim, o desfralde vai ser mais uma fase boa para se contar.