Não tem jeito de fugir. Por mais que as crianças tenham muitos brinquedos e vocês façam um rodízio deles deixando apenas alguns à disposição das crianças, chega uma hora em que é preciso olhar para eles e ver se não é hora de repor todos ou alguns deles.
Há famílias que gostam de fazer um grande limpa de uma vez só, outras preferem ir aos poucos controlando o que vai ou não continuar ali, independente da sua escolha e da sua família, há alguns indícios fortes de que talvez seja a hora certa de repor os brinquedos das crianças.
Sinais de que alguns brinquedos podem sair de cena
1 – Os primeiros brinquedos que têm que sair de cena são aqueles que estão quebrados, com defeito ou faltando peças. Um brinquedos que não está em suas condições normais de uso podem causar acidentes, portanto, sempre é válido dar uma olhada para ver se não tem um precisando de reparos por aí.
2- Observe os brinquedos em que a criança nunca escolhe para brincar ou brinca muito pouco. Mas antes de desapegar e pensar em repor, uma alternativa é fazer o rodízio e tirá-lo de cena por um tempo. Quando ele aparecer de novo, será novidade e, geralmente, a criança volta a brincar, se isso não acontecer, ela realmente perdeu o interesse por aquele brinquedo.
3- Você mesma pode observar os brinquedos que já não são mais compatíveis com a idade, muitas vezes, eles ficam ali, a criança pega de vez em quando, mas a gente percebe quando fica sem utilidade na brincadeira toda. Esses também são um indício de que podem ser trocados por outros mais compatíveis com o momento em que a criança está vivendo.
4- É sempre bom a criança ter acesso a brinquedos variados, ou seja, que estimulem diversos modos de brincar, seja de faz de conta, jogos, blocos de montar, educativos e assim por diante. Mas muitas vezes acontece da criança ganhar ou pedir sempre brinquedos de um mesmo tipo e por isso mesmo talvez seja hora de fazer algumas trocas e colocar outros tipos de brinquedos que vão mexer e estimular outras habilidades e desafios para os pequenos.
5- Outro sinal importante é o pedido das próprias crianças. E aqui não estamos falando para sair comprando tudo o que a criança pede, longe disso, mas de prestar atenção no tipo de brinquedo que ela está pedindo, conversar, fazer uma troca com algo que eles não brincam mais ou até mesmo descobrir algo que os encanta muito. Por exemplo, tem crianças que adoram dinossauros e querem saber mais, pesquisar, conhecer, nesses casos é sempre válido levar em consideração o gosto dos pequenos.
Preciso sempre comprar brinquedos novos na hora de repor os brinquedos?
De forma alguma! Há muitas opções, ainda mais hoje em dia com a facilidade de se trocar informações com outras famílias.
Você pode desapegar dos brinquedos em grupos ou sites de desapegos e também adquirir outros da mesma maneira.
Há também muitas feiras de trocas de brinquedos que ainda ajuda a estimular os conceitos de consumo consciente nas crianças.
Outra opção é passar os brinquedos dentro da própria família, como muitas fazem com as roupas que não servem para um, vai para um irmão ou primo mais novo. Os brinquedos também podem entrar nessa troca.
Você também pode providenciar uma Lista de Presentes no aniversário dos pequenos. Assim, você garante que ele vai ganhar presentes de diferentes tipos e aqueles que está precisando para repor. Além disso, evita os brinquedos repetidos, é super cômodo para os convidados e aqui na Engenhakids, todos os presentes comprados através da lista não pagam frete, ou seja, seu convidado não terá o custo com o envio, legal né?