Estimular o gosto pela leitura nas crianças é o sonho da maioria dos pais.
Ter o hábito da leitura traz uma série de benefícios não só na infância onde ela é uma excelente forma de estimular a imaginação, a leitura e o pensamento crítico, mas para o resto da vida.
E sim, existem muitas maneiras da gente contribuir para que as crianças desenvolvam este hábito e claro que o mais efetivo deles, todos já sabemos, é o exemplo.
Isso não significa que não há outras coisas que podemos fazer para facilitar o acesso das crianças aos livros, principalmente quando ainda não sabem ler.
De nada adianta, por exemplo, serem pais leitores, mas a criança não ter acesso a livros que despertem seu interesse e elas tenham livre acesso, por exemplo,
Então sim, se você quer estimular o gosto pela leitura nas crianças, será bom dar o exemplo, mas vamos deixar outras coisinhas aqui que podem contribuir para que eles adquiram este hábito.
- Faça do livro um objeto comum na casa e na vida de vocês: ter livros pela casa ou em uma estante, em cima da mesinha de cabeceira, é torná-lo comum na casa, é mostrar para as crianças que ele faz parte da vida de vocês de muitas formas. Do mesmo modo, inserir passeios nas bibliotecas e livrarias também mostra a importância que o livro têm para vocês enquanto família.
- Livre acesso: é extremamente importante que a criança tenha livre acesso aos livros dela, por isso, se a ideia e colocar uma prateleira, esta precisa estar ao alcance dos pequenos. Outras ideias, é colocar ao lado da cama, em um cesto ou pendurados em um varal de livros.
- Eles não precisam de uma grande biblioteca: você vai reparar que seus filhos, vão pedir ou farão a leitura da mesma história várias vezes. E quanto menores forem, esse número de repetição será cada vez maior. Isso porque eles precisam de tempo e repetições para entender e aprender. Então, eles não precisam de um grande número de livros de uma vez, três está ótimo para começar. Com o tempo e a necessidade deles, esse número pode aumentar.
- Estimule as trocas de livros: quando a criança já não quiser mais saber daquela história, você pode estimular a troca, que além de economizar, é um ótima forma de reacender o interesse pela leitura já que o livro será novidade.
- O livro certo para cada idade: oferecer o livro adequado à idade da criança é um cuidado que devemos ter. Se o livro estiver acima da capacidade da criança de entender, ela pode perder o interesse e se for abaixo, o mesmo pode acontecer. Então fique de olho nisso.
- Leiam juntos: a leitura em família é um momento mágico para os pequenos. Eles gostam da companhia da família e logo transferem essa alegria também para a leitura, serão memórias que eles levarão para a vida, você vai ver.
- Livro para brincar: para as crianças, tudo é uma grande brincadeira e por isso mesmo existem os livros para brincar. São aqueles que, além da história trazem uma proposta de brincadeira que podem ser fantoches, desenhos em 3D, cenários, partes para montar, jogos ou desafios, atividades, entre outras opções dependendo da idade e da capacidade de cada criança. Eles são ótimas opções porque convidam a criança a interagir com o mundo da história de muitas maneiras e principalmente da maneira que eles mais amam: brincando.