Páscoa já já está ai… e você gestante, se pergunta: posso comer chocolate? Fará mal para meu bebê? Para tirar algumas de suas dúvidas sobre o tema, hoje temos um post com a nutricionista Tatiana Coimbra.
“Como eu sempre digo para as mamães que vão ao meu consultório, assim como as pessoas que querem emagrecer ou engordar, o princípio de toda alimentação saudável é: equilíbrio e moderação. A gestação é um momento importante na vida de qualquer mulher e, embora deve ser tratada com normalidade e naturalidade, deve também ter alguns cuidados especiais, inclusive na alimentação. Alguns alimentos devem ser evitados, ou pelo menos, consumidos com menor frequência, entre eles está o chocolate.
O nosso amado e temido chocolate, apesar da presença do cacau, que tem uma ótima função antioxidante (previne os radicais livres), é também um importante veículo de açúcar simples “embutido”. Ou seja, um açúcar que a gente come, mas não vê. E das muitas vezes e aí que mora o perigo. E além do açúcar, que se consumido em excesso pode causar o aumento do açúcar no sangue (diabetes gestacional), há também outro componente que faz com que o uso do chocolate para gestantes deve ser moderado: a cafeína, que é um estimulante. E se considerarmos que na nossa rotina alimentar o cafézinho (com açúcar) ou o Chá Mate (com açúcar) estão sempre presentes, adicionar ou abusar de outra boa fonte de cafeína pode não ser tão legal.
Há também uma dica importante, cuidado com a troca do tipo “tradicional” pelo “Diet”, uma vez que os Diet muitas das vezes, com a retirada do açúcar, podem conter ainda mais gordura do que o tradicional. E esta gordura aí, como você já sabem, também não faz nada bem. É por isso que eu sempre reforço: o chocolate não está proibido se consumido com cuidado. Ele tem que fazer parte do grupo de alimentos que só estão presentes na nossa alimentação “de vez em quando” e/ou “em situações em que não tem como evitar”, como a Páscoa por exemplo.
Do contrário, dê preferência às frutas, saladas de frutas ou doces de frutas, que apesar de conter açúcar, não tem cafeína e nem a gordura presente no chocolate. Sempre brinco que “o que os olhos não veem, o coração não sente”. Portanto, se você mamãe não consegue resistir àquele delicioso chocolate, não compre. Assim fica menos difícil! ; ))) #ficaadica
O grande segredo de tudo, como disse antes, é a moderação e a frequência do consumo. Sem excessos e exageros, e comendo um pedacinho (pequenino! rs) de chocolate no dia da Páscoa, esta extravângia não irá causar problema nenhum, e ainda vai deixar a gestação ainda mais gostosa!”
Tatiana Coimbra – é formada em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ), tem Pós Graduação em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Gama Filho (RJ), tem formação em Personal Diet, e atualmente atua como Nutricionista Clínica Gostaram da participação da Tatiana no blog? Gostaria de tirar alguma dúvida? Sugerir um tema? Deixe seu comentário aqui ou mande email para blog@blog.engenhakids.com.br
Beijos e até o próximo post!!
Foto ilustrativa: @tetiana_bykovets