Estamos sempre aqui dando dicas de brinquedos educativos que além de divertirem e muito os pequenos, ainda estimulam várias habilidades na infância: coordenação motora, a criatividade, a imaginação e assim por diante. Então hoje, vamos falar um pouquinho mais de alguns brinquedos que ajudam a estimular o raciocínio lógico.
Porque é importante estimular o raciocínio lógico nas crianças
Ao contrário do que muita gente pensa, treinar o raciocínio lógico não está ligado às questões matemáticas, está muito ligado a como você organiza as informações na mente, fazendo associações para resolver problemas e tome decisões. Ou seja, estimular esse aprendizado na infância ajuda a termos adultos mais confiantes, mais conscientes e mais preparados para tomar decisões de modo rápido e preciso, como muitas vezes nos é exigido.
Além disso, o raciocínio lógico ajuda a criança a aprender ainda na infância, já que ele ajuda a processar e fazer conexões entre os conteúdos.
É importante salientar que as crianças são curiosas por natureza, ou seja, elas já têm a base para a resolução de desafios e problemas, os brinquedos vão instigá-las a resolverem, além de serem divertidos.
Então aqui estão algumas opções de brinquedos, para várias idades, para estimular a lógica e outras habilidades na infância, além de garantir a diversão.
1- Quebra-cabeça urbano
O Quebra-cabeça Urbano têm duas maneiras de brincar, além de outras que as crianças podem inventar, é claro. São várias peças coloridas que compõem o cenário de uma cidade que pode ser montado tanto dentro da base como verticalmente, fora dela, e rendem boas brincadeiras.
2- Dr. Biruta Desafio das Fórmulas mágicas
O Doutor Biruta vai levar as crianças até um desafio de realizar experimentos em tubos de ensaio, além de terem que resolver as fórmulas científicas. Um jeito diferente de trabalhar o raciocínio lógico.
3- Brinquedo Pedagógico 5 em 1 – Aramado Casinha
O Brinquedo Pedagógico 5 em 1 – Aramado Casinha é um brinquedo interativo com 5 diferentes formas de brincar e é perfeito para os pequeninos. Ele conta com ábaco, trilhas, espaço para desenhar, formas e cores variadas. São muitos desafios para entreter e divertir as crianças.
4- Caixas coloridas
Para os menores, a partir de 3 anos, as Caixas Coloridas são uma boa pedida hein! Esse brinquedo irá desenvolver a concentração, além das primeiras noções de tamanho e noções espaciais e claro, o raciocínio já que precisam encaixar as caixinhas uma dentro da outra de modo que se encaixem.
5- Livro Meu Primeiro Xadrez
O Xadrez é um jogo conhecido, justamente por exigir muita concentração e um raciocínio lógico dos seus jogadores. O Livro Meu Primeiro Xadrez ensina conhecimentos básicos para começar a jogar xadrez, além de um índice com as peças para que você consiga consultar o movimento de cada uma delas durante o jogo e um tabuleiro com as peças para já aprender e jogar.
6- Engrena Roda
As crianças vão amar o Engrena Roda e terão que montar as engrenagens, um brinquedo lúdico e divertido para explorar os conceitos de identificação, comparação, diferenciação, formas, cores, pequenas quantidades, pode trabalhar conceitos de em cima/embaixo, longe/perto, dentro/fora, muito/pouco, cheio/vazio e mais/menos.
7- Jogo Magneto Quantidades
Tenho certeza de que os adultos da casa entrarão na fila para brincar também, porque esse jogo é muito legal. O Jogo Magneto Quantidades é um jogo de raciocínio e lógica que vai garantir a diversão em sua casa. Composto de uma prancha ilustrada com 62 esferas metálicas de 5mm de diâmetro e visor em policarbonato e um cursor com imã na ponta para mover as esferas, o objetivo é mover as esferas, uma por vez, até as cavidades pretas nas quantidades indicadas pelo número impresso. Lembrando que o brinquedo é fechado, sem contato da criança com as esferas, que acontece através do visor.
8- Logix – Desafio da Associação Lógica
Para os maiores de dois anos, temos o Logix. O objetivo desse jogo é diferenciar e agrupar diferentes imagens segundo os respectivos conceitos. Vem um tabuleiro em madeira que contém na lateral 6 imagens com cenários nos grupos (animais, dinossauros, meios de transportes, etc…). Ao lado dos cenários coloque todos os personagens associando as cores e as famílias de maneira lógica.
9- Meu primeiro Tangram
O Tangram tradicional jogo chinês também é conhecido por exercitar a lógica em todas as idades. Esta opção é feita para ser o primeiro jogo desse tipo das crianças aprenderem a fazer as composições com peças geométricas. Além do raciocínio lógico, ele também ajuda a criança a desenvolver a sociabilização, comunicação, coordenação motora, noção espacial e a concentração.
10- Equilibra o Ursinho
Esse simpático ursinho funciona como uma balança e os pequenos precisam equilibrar o máximo de pecinhas sem deixá-lo cair. Ajuda a habilidade motora, raciocínio e destreza dos mais pequenos a partir dos dois anos.
Além dos brinquedos
É importante salientar que as crianças são curiosas por natureza, ou seja, elas já têm a base para a resolução de desafios e problemas, os brinquedos vão instigá-las a resolverem, além de serem divertidos.
Mas também podemos estimular a lógica nas crianças de várias outras formas, dependendo da idade, inclusive com situações cotidianas, como resolver uma receita ou encontrar o caminho mais curto até a escola, entre várias outras situações em que usamos o raciocínio lógico no dia a dia.