Brincando com o bebê: dicas de brinquedos e brincadeiras

A brincadeira é algo indispensável na vida de toda criança e deve ser proporcionada desde os primeiros dias de vida.

Ao contrário do que muita gente pensa, os bebês brincam e muito! Nos primeiros 30 dias de vida, os pequenos ainda não enxergam longas distâncias, por isso, suas brincadeiras favoritas são aquelas que envolvam as expressões do rosto de seus cuidadores. 

Faça caretas, barulhos diferentes, cante, mude o tom de voz, levante as sobrancelhas e assim por diante. Além de ser divertido, essas interações ajudam a desenvolver a linguagem e fortalecem o vínculo. 

Já no segundo mês, conseguem imitar as expressões e já observam mais o mundo à sua volta, por isso, as brincadeiras com espelho são tão interessantes. Eles também vão gostar de objetos coloridos e que emitam sons e já começam a tentar segurá-los. 

A partir dos três meses os bebês começam a brincar da forma que entendemos. Já começam a estabelecer relações de causa de efeito, seguram os brinquedos com maior facilidade e também usam o corpo todo na brincadeira. 

Daí em diante, observe que buscarão por objetos que geralmente levam à boca, por serem orais nessa, dos três aos dez meses de vida. 

Após essa fase o bebê começará a buscar companhias paralelas em suas brincadeiras (onde cada criança brincar com seu brinquedo) e a partir desta fase também começará a desenvolver o conceito de grupo, de comunidade, e assim passará a brincar com outras crianças. 

Dicas de brincadeiras para bebês

Conhecendo um pouco mais sobre o desenvolvimento do bebê fica mais fácil escolher brinquedos e brincadeiras que os ajudem a se desenvolverem de forma saudável.

Não é preciso de nada complexo nessa fase, eles gostam de brincar com seus cuidadores, são curiosos e muito observadores. 

A tradicional brincadeira: “Cadê? Achou!”, por exemplo, sempre faz sucesso e os bebês adoram: esconda seu rosto com um pano, ou com as próprias mãos, e depois mostre-o à criança. Faça também no rostinho do seu bebê, (notando sempre se isso o deixará confortável ou causará irritação). Além dele se divertir, isso o ensinará que quando algo “desaparece”, não significa que deixou de existir.

Outra brincadeira simples e muito legal para esta fase é desenhar um rostinho em cada dedo da sua mão e brincar escondendo e mostrando, fazendo falas, deixando o bebê pegar e interagir com eles (com o cuidado para que ele não coloque a parte desenhada na boca). 

Para os pequenos que já estão dando seus primeiros passos, uma outra dica é criar uma trilha que estimulará os primeiros passos do seu bebê, e os sentidos sensoriais.

Coloque alguns objetos maiores, como caixas de papelão, em uma linha reta, com pequenos espaços entre eles, em seguida, esconda objetos coloridos, de formas e texturas diferentes – de preferências os preferidos do bebê, assim a criança será será estimulado a dar os primeiros passos, e ainda se sentirá recompensado ao encontrar o objeto que gosta.

Dicas de brinquedos para bebês

Ao brincar a criança também estará se desenvolvendo, por isso é importante escolher bem os brinquedos, observando a idade indicativa e a segurança do mesmo. Neste caso, o Selo do Inmetro nos dá as informações sobre nossas escolhas. 

Nesta fase eles desenvolvem, principalmente, as expressões e sentimentos, e a aprendizagem. Além, é claro, de estimular sua forma de comunicação e ligação afetiva com as pessoas à sua volta.

Palhaço de Encaixe 

 

Este é tradicional e agrada há muitas gerações. O Palhaço de Encaixe, é um brinquedo formado pelo encaixe das argolas coloridas, e de tamanhos variados. Seu material macio e leve garante segurança e muita diversão na brincadeira, além de potencializar habilidades tais como concentração e coordenação motora.

Brinquedo Sensorial de Madeira – Borboleta 

 

Além de lindo, esse brinquedo sensorial de madeira em formato de borboleta trará grandes benefícios ao desenvolvimento sensorial dos bebês, através das diferentes texturas, cores e barulhinhos. Seu pequeno terá sua condenação, curiosidade, audição, visão e tato estimulados em um único brinquedo.

Bonecas e bonecos

 

Os bonecos e bonecas também fazem sucesso nesta fase. Varie as cores, os modelos, as roupas e os tipos desse brinquedo e sempre busque por produtos antialérgicos, atóxicos e laváveis. 

 

A Boneca Sereia Linda Negra, é popular na Região Norte do Brasil, principalmente na Amazônia, alguns chamam de Iara e é um importante personagem do folclore brasileiro. Sua cauda brilhante chama bastante a atenção das crianças. 

 

No mais, curta cada momento e divirtam-se! Porque pode não parecer, mas essa fase passa rápido!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *