A passagem do ano de modo a ser compreendida pelas crianças: você sabe como proporcionar esse entendimento para os pequenos? Confira!

Trabalhar a noção da passagem do tempo nunca é uma tarefa das mais fáceis quando o público-alvo desse tipo de análise é composto por crianças. Mas algumas dicas podem ser muito eficientes nesse sentido, ainda mais agora que estamos tão próximos do encerramento de mais um ciclo e do início de outro.

Então, para começar, é interessante que seja detalhado da forma mais didática possível o movimento de translação da Terra, que compreende uma volta completa do nosso planeta a ser concretizada em torno do Sol. Há de se frisar o caráter imparável do tempo, e o “poder de renovação” que a passagem de um ano para o outro costuma exercer sobre nós.

Além disso, que tal propor às crianças a adoção de um novo calendário no quarto e o estabelecimento de novas metas? Que tal propor a elas que seja feito uma retrospectiva dos melhores momentos do ano que está acabando? Tudo isso tende a facilitar o entendimento delas com relação ao momento que está sendo vivido.

Protagonistas na festa de passagem do ano

É fundamental que os pequenos possam se sentir importantes na festa de passagem do ano. E as possibilidades são inúmeras nesse contexto. Vamos a algumas delas:

Permitir que eles se envolvam nas decorações dos espaços e que, dentro do possível, possam exercer o potencial criativo é algo que tende a ser muito positivo. Outra dica é: deixe claro que você conta com a colaboração deles para outras tarefas muito importantes relacionadas à festa, tais como auxílios a serem prestados na cozinha, organização da mesa e por aí vai.

Esse momento da passagem do ano também pode garantir interações ainda mais efetivas das crianças com os presentes que foram recebidos por ocasião do natal. Brincadeiras são fundamentais no universo infantil, então nada melhor do que proporcionar toda essa diversão para eles. É claro que se houver a presença de outras crianças como convidadas, o ideal é que sejam incentivadas interações entre elas, seja através de um compartilhamento dos brinquedos, seja deixando os brinquedos um tanto de lado e desfrutando de atividades ainda mais humanizadas. Neste ponto, a socialização pode ser muito incentivada!

Recursos audiovisuais podem ser importantes

É bastante recomendável que você tenha em mãos alguns DVDs que soem atrativos para as crianças e que, de preferência, ainda não sejam do conhecimento delas. Em alguns momentos ao longo da noite, é muito provável que recursos audiovisuais sejam necessários a fim de que os riscos de possíveis e indesejáveis “acidentes” sejam evitados em determinados pontos.

Um brinde acessível a todos

A tão esperada hora do brinde, na virada do ano, pode (e deve!) contar com a participação dos pequenos. Basta que eles possam desfrutar de algo que seja realmente condizente com a respectiva faixa etária, com muita segurança e descontração.

Com tudo isso, a passagem do ano terá tudo para ser perfeita. Logo, feliz ano novo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *